Comunidade do SL no UCA

De LEC

Ir para: navegação, pesquisa

Página Principal do UCA | O que é o Projeto UCA? | O que é o Piloto do LEC? | Professores e alunos | Comunidade do SL no UCA


Um dos objetivos da equipe do LEC nos Ã?ºltimos anos tem sido o de contribuir para o surgimento de uma comunidade de desenvolvedores de Software Livre dedicada para a educação. Apesar de existirem vários projetos na comunidade SL voltados para a educação, sua grande maioria são construções de distribuições customizadas ou programação de softwares voltados para o ensino. Muitos poucos são os projetos que se destinam Ã?  criação de softwares para a aprendizagem ou para possibilitar que as crianças se expressem de formas inovadoras.

O que a equipe do LEC deseja não é apenas o desenvolvimento de softwares para escola ou softwares educativos. O que ela deseja é o desenvolvimento de softwares que sejam Objetos para Pensar Com: próteses cognitivas que permitam as crianças explorar e descobrir sobre o mundo a sua volta de maneiras até então não imaginadas.

Quando o Projeto OLPC surgiu, muitos desses desejos tornaram-se possíveis. Entretanto o projeto ainda encontra-se em "gestação", ou seja, que o laptop XO irá abriu uma série de novas possibilidades para o desenvolvimento de objetos para pensar com. Mas esses objetos ainda precisam ser desenvolvidos! E é ai que a comunidade SL pode realizar uma gigantesca contribuição, não somente para o projeto OLPC mas, principalmente, para a educação.

Buscando auxiliar no surgimento dessa comunidade, o LEC buscou auxílio da Associação Software Livre - ASL com o objetivo de mobilizar desenvolvedores interessados em contribuir. Dessa parceira estão surgindo uma série de ações buscando difundir os fundamentos pedagógicos do projeto e converte-los em aplicativos que contribuam para o desenvolvimento das crianças.

Como Participar

Existem várias maneiras de contribuir para o desenvolvimento do Projeto OLPC. Como ele é um projeto ainda em seus estágios iniciais, existem muitas frentes de trabalho para desenvolvedores em áreas como segunrança, otimização de memória, compactação, desenvolvimento de drivers, etc. Entretanto, o LEC tem especial interesse em incentivar o desenvolvimento de Atividades (como os aplicativos são chamados no laptop XO). Apesar do desenvolvimento das tecnologias de base serem essenciais ao projeto, a equipe do LEC acredita que é na criação de softwares que utilizem o potencial dessa inovações que está o grande desafio.

O primeiro passo que sugerimos é ler os documentos encontrados na seção Leituras Recomendadas deste artigo. Alguns textos são básicos, outros tem um caráter mais filosófico, mas todos possuem alguma perspectiva importante.

A ASL também disponibilizou um Wiki e uma Lista de discussão para os desenvolvedores. Ambas as ferramentas são destinadas aos auxílio dos desenvolvedor que desejam contribuir. No Wiki existe um artigo o qual contém um banco de idéias de atividades. Nesse banco de idéias serão registradas sugestões de Atividades para serem desenvolvidas no XO.

Leituras Recomendadas

Artigos Relacionados

Apresentações

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
lec
comunidade
Navegação
Ferramentas