Comunidade do SL no UCA

Página Principal do UCA | O que é o Projeto UCA? | O que é o Piloto do LEC? | Professores e alunos | Comunidade do SL no UCA

Um dos objetivos da equipe do LEC nos Ã?ºltimos anos tem sido o de contribuir para o surgimento de uma comunidade de desenvolvedores de Software Livre dedicada para a educação. Apesar de existirem vários projetos na comunidade SL voltados para a educação, sua grande maioria são construções de distribuições customizadas ou programação de softwares voltados para o ensino. Muitos poucos são os projetos que se destinam Ã?  criação de softwares para a aprendizagem ou para possibilitar que as crianças se expressem de formas inovadoras.

O que a equipe do LEC deseja não é apenas o desenvolvimento de softwares para escola ou softwares educativos. O que ela deseja é o desenvolvimento de softwares que sejam Objetos para Pensar Com: próteses cognitivas que permitam as crianças explorar e descobrir sobre o mundo a sua volta de maneiras até então não imaginadas.

Quando o Projeto OLPC surgiu, muitos desses desejos tornaram-se possíveis. Entretanto o projeto ainda encontra-se em "gestação", ou seja, que o laptop XO irá abriu uma série de novas possibilidades para o desenvolvimento de objetos para pensar com. Mas esses objetos ainda precisam ser desenvolvidos! E é ai que a comunidade SL pode realizar uma gigantesca contribuição, não somente para o projeto OLPC mas, principalmente, para a educação.

Buscando auxiliar no surgimento dessa comunidade, o LEC buscou auxílio da Associação Software Livre - ASL com o objetivo de mobilizar desenvolvedores interessados em contribuir. Dessa parceira estão surgindo uma série de ações buscando difundir os fundamentos pedagógicos do projeto e converte-los em aplicativos que contribuam para o desenvolvimento das crianças.

Como Participar

Existem várias maneiras de contribuir para o desenvolvimento do Projeto OLPC. Como ele é um projeto ainda em seus estágios iniciais, existem muitas frentes de trabalho para desenvolvedores em áreas como segunrança, otimização de memória, compactação, desenvolvimento de drivers, etc. Entretanto, o LEC tem especial interesse em incentivar o desenvolvimento de Atividades (como os aplicativos são chamados no laptop XO). Apesar do desenvolvimento das tecnologias de base serem essenciais ao projeto, a equipe do LEC acredita que é na criação de softwares que utilizem o potencial dessa inovações que está o grande desafio.

O primeiro passo que sugerimos é ler os documentos encontrados na seção Leituras Recomendadas deste artigo. Alguns textos são básicos, outros tem um caráter mais filosófico, mas todos possuem alguma perspectiva importante.

A ASL também disponibilizou um Wiki e uma Lista de discussão para os desenvolvedores. Ambas as ferramentas são destinadas aos auxílio dos desenvolvedor que desejam contribuir. No Wiki existe um artigo o qual contém um banco de idéias de atividades. Nesse banco de idéias serão registradas sugestões de Atividades para serem desenvolvidas no XO.

Leituras Recomendadas