O que é o Projeto Piloto do LEC?

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No final do ano de 2006, o Laboratório de Estudos Cognitivos - LEC/UFRGS - foi convidado pela Assessoria da Presidªncia da RepÃ?ºblica e pelo Ministério da Educação a participar do Projeto UCA. Este é um grande projeto do Governo Federal, que visa distribuir a cada estudante da Rede PÃ?ºblica do Ensino Básico Brasileiro um laptop voltado Ã?  educação.

A missão do LEC dentro do Projeto UCA é coordenar, no Rio Grande do Sul, a experiªncia piloto de construção de modelos pedagógicos que utilizem os Laptops XO (elaborados pela OLPC). A equipe de especialistas do laboratório acredita que o Laptop XO se diferencia dos demais pelo fato de ter sido pensado especialmente para a educação, e não para fins comerciais.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu foi a selecionada para o piloto de Porto Alegre. As atividades começaram em janeiro, quando o laboratório recebeu os dez primeiros protótipos BTest-1. Algumas das ações do chamado "Projeto Verão com o XO" foram encontros, palestras e oficinas. A partir de março, foi iniciado o projeto na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu.

Problema de Pesquisa

Vivemos um processo de rápidas transformações nas formas de fazer, ser, viver, relacionar-se, principalmente com os grandes avanços nos meios de comunicação e da Informática. Torna-se quase impossível planejar e definir com antecedªncia o que deve ser aprendido e que competªncias são necessárias para habitar esse ââ?¬Å?mundo novoââ?¬Â. Porém, a escola pÃ?ºblica não se dá conta das necessidades de inovações e atribui seus conflitos e seus fracassos Ã?  pobreza, Ã?  deficiªncia intelectual, ao desinteresse de seus alunos, Ã?  preguiça, Ã?  indolªncia ou Ã?  violªncia de comunidades miseráveis, etc... Nada socialmente mais injusto! Mas a deficiªncia na educação, o fracasso na aprendizagem, atingem a vida nacional, e justamente quando novos recursos tecnológicos apontam para outras necessidades sistªmicas de uma nova cultura ââ?¬â?? o mundo da cultura digital, da cultura da informação e da sociedade do conhecimento; um mundo onde crescem as oportunidades de emprego e renda para conhecedores das tecnologias digitais.

A grande maioria das metodologias educacionais e suas tecnologias, que são ensinadas nos cursos de formação de professores e praticadas na escola, mostram-se ineficientes para ajudar o aluno a aprender e desenvolver novos talentos. Não se consegue ajudá-lo a alcançar o poder de pensar, de refletir, de criar com autonomia soluções para os problemas que enfrenta. A escola não está conseguindo fazer com que as crianças e os jovens alcancem a aprendizagem mínima em leitura e escrita, nem em matemática, para garantir a própria sobrevivªncia e participar do desenvolvimento da sociedade! Realizada anualmente pelo Instituto Paulo Montenegro e pela a ONG Ação Educativa, a pesquisa INAF ââ?¬â?? Ã?ndice de Alfabetismo com base em dados de 2004-2005, utilizando uma amostra nacional com 2000 pessoas de 15 a 64 anos, registra que:

Na busca de soluções encontra-se uma condição extremamente favorável Ã?  inovação e a inclusão digital: as normas legais que regulam o sistema de ensino no Brasil são extremamente democráticas: Os PCNs ââ?¬â?? Parâmetros Curriculares Nacionais, asseguram a cada escola e Ã?  comunidade escolar tanto a liberdade quanto a responsabilidade no planejamento e realização de seu projeto político pedagógico. Para regulação total do sistema, já existem os instrumentos de avaliação nacional, que consistem na prova Brasil, de responsabilidade do INEP MEC.

O problema da pesquisa pode ser expresso nas seguintes questões:

  1. Quais as vantagens da introdução de nova modalidade de uso de laptop 1:1 em relação a implantação de laboratório de informática na escola?
  2. Como esta modalidade de uso do laptop 1:1 pode ser usada na sala de aula para melhorar a qualidade da aprendizagem dos conceitos das diferentes áreas das ciªncias e das artes pelos alunos, visando também o desenvolvimento de atitudes, de habilidades e de competªncias?
  3. Que impactos podem resultar da modalidade de uso de laptop 1:1 na estrutura e funcionamento do sistema de ensino?
  4. Que modelos de formação de professores podem viabilizar as soluções para as questões anteriores?


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