Fábrica Virtual

De LEC

Edição feita às 16h58min de 14 de novembro de 2006 por Lucchesi (disc | contribs)
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Objetos de Aprendizagem

Os Objetos Virtuais de Aprendizagem visam a construção de conceitos através de atividades exploratórias. Na interação com os OA's se dá a possibilidade de operar interativamente. As simulações permitem ao sujeito que aprimore e (re)construa seus sistemas de significações.

Essas possibilidades se potencializam quando os próprios aprendizes compartilham a produção de novos objetos.

Com o auxilio de OA virtuais, um professor pode simular não apenas um ambiente no computador, mas mÃ?ºltiplos estágios de uma atividade de ensino (elaboração de mosaicos, no caso) sem necessariamente manipular um material concreto e, desta maneira, reduzir custos e tempo de produção, além de possibilitar a reutilização total ou parcial sob abordagens pedagógicas com abrangªncias diferentes em relação Ã?  turma ou em relação a um Ã?ºnico aluno. Agiliza ao aluno o fazer e desfazer ações, reconstruindo seu sistema de significação, promovendo metacognição sobre os esquemas adquiridos, não possuindo uma seqÃ?¼ªncia muito rígida, de forma que o usuário pode interagir com alguma liberdade na condução da aprendizagem conforme seu conhecimento e características cognitivas pessoais.

Objeto Descrição
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Construindo Mosaicos

Objeto de Aprendizagem (OA) de Geometria Plana direcionado ao ensino médio. Durante a simulação da pavimentação de uma casa, manipulando e criando formas geométricas conduzidos pelo professor e tendo como referªncia mosaicos (que integram o OA) de diferentes partes do mundo, os alunos vão construindo conceitos por meio da troca de idéias entre si de forma síncrona no ambiente do objeto.
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Malha 01

Em variadas atividades com malhas triangulares e quadriculadas em que vai se percebendo, na sua manipulação que se podem compor com a variação das cores conceitos geométricos de áreas, semelhança e diferenciações de figuras planas e até mesmo espaciais.
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Malha 02

O objeto em questão é um ambiente exploratório composto por duas diferentes grades. A grade quadrada e a isométrica. Elas servem para explorar os conceitos envolvidos na representação de objetos no plano. Na grade isométrica os alunos trabalham conceitos referentes as sólidos geométricos, mais especificamente cubos (unidade) e na composição desses cubos por justaposição para figuras mais elaboradas. Já a grade quadrada permite a planificação desses sólidos. Para utilizá-las basta escolher a malha que deseja e utilizar o mouse para unir os pontos, clicando no ponto inicial do segmento e no final. Para apagar o segmento, basta colocar o mouse sobre ele e clicar, quando a figura de uma borracha aparecer. Observe que alguns critérios são definidos para o desenho dos segmentos, conforme a malha utilizada. Tente por exemplo, na malha isométrica unir dois pontos que pertencem a mesma linha horizontal e perceberás que elas não podem ser unidas. Ainda é possível esconder a grade após a construção de seu desenho, clicando no cubo presente no canto inferior esquerdo da tela. Vocª conseguiria dizer por que isso acontece?
Jogo das figuras.jpg

Jogo das Figuras

Jogo de classificação de sólidos geométricos bem como sua percepção/identificação nas diferentes construções espalhadas pelo mundo.
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Áreas

Num trabalho progressivo diversos aspectos da geometria plana vão sendo propostos Ã?  medida de que avança. Vai dos conceitos mais gerais e mais simples até os mais sofisticados como cálculo de figuras irregulares.
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Jogo com Palitos de Fósforos

A manipulação dos palitos de fósforos com a intenção de formar figuras geométricas em quebra-cabeças requer o uso de lógica e estratégia para resolução enquanto trabalha conceitos geométricos de poligonos por exemplo.
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Tangram

Um quebra-cabeça que requer muita criatividade na construção das mais variadas figuras. Trabalha conceitos de geometria como conservação da área em figuras totalmente diferentes.
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Jogo do Leiteiro

Em conjunto com outros jogos similares e na discução das diferentes estratégias de resolução para problemas iguais e na identificação de estratégias similares para jogos diferentes tem como pano de fundo aplicações de álgebra.
Formas3d.jpg

Sólidos PlatÃ?´nicos

Possibilita a visualização e manipulação dos sólidos platÃ?´nicos na tela do computador de forma rápida. Formas que exigem visualização espacial que para uma boa parte dos alunos não é simples. Sendo a sua representação gráfica no quadro plano igualmente difícil e uma construção demorada.
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